Pauer o que?? Biai?? O que é o Power Bi e como ele pode te salvar!

Pauer o que?? Biai?? O que é o Power Bi e como ele pode te salvar!

15/02/2021 0 Por luisgustavons

Olá pessoal, espero que todos estejam bem!

Muita gente me pergunta: “Luís, mas você não trabalha com Excel? O que é esse Power Bi que você tanto fala agora também?”. Para responder esta pergunta, eu venho divulgando o Power Bi desde 2017 seja em treinamentos, aulas no Youtube, Lives e Palestras que já tenho ministrado em vários eventos, inclusive em outros países presencialmente (quando podíamos!).

Saudades de uma sala de aula e uma palestra né meu filho?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mesmo com muito material por ai, milhares de pessoas capacitadas, é difícil as pessoas sacarem que o Power Bi pode salvar (literalmente!) o trabalho delas. Muita gente tem alguns hábitos antigos e não imaginam que existem novas ferramentas que podem auxiliá-la no seu dia a dia.

Minha missão aqui é falar um pouquinho mais sobre o Power Bi e te ajudar a entender como ele pode te ajudar no dia a dia.

Primeiramente, vamos falar sobre o que é esse tal de Power Bi…

Antes de falar o que ele é, já começo falando uma coisa importante que ele não é: O POWER BI NÃO É UMA FERRAMENTA DE CRIAR PAINÉIS!

Ele é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) e exige que devemos entender os conceitos e que é um processo. Olhando a imagem abaixo, veja que os conceitos são a parte que baseia todo trabalho de BI e apenas o que enxergamos é o painel, mas ele jamais se sustentaria.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O grande objetivo do Business Intelligence é ajudar na tomada de decisão, então imagine você coletando dados de diversas fontes de dados e fornecendo um painel de indicadores com centenas, milhares ou milhões de linhas de tabelas, tudo isso de maneira organizada por um processo. É isso que o Business Intelligence pode fazer pra você.

Sobre o fato de Business Intelligence ser um processo, imagine a construção de uma casa, onde não é possível pular nenhuma etapa. É impossível você construir uma casa iniciando pela pintura e mobília. Sei que isso é muito óbvio quando pensamos em um processo de construção de casa, porém quando não se entende o que é Business Intelligence, é muito comum as pessoas quererem começar o seu projeto pelo painel, o que seria similar a construir uma casa pelo telhado e pintura.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se fizermos um paralelo entre a construção de uma casa e o processo de Business Intelligence aplicado ao Power Bi, você verá que teremos o seguinte processo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Iremos detalhar um pouco mais sobre estes processos abaixo.

Agora que você já tem uma base sobre o que é Business Intelligence, vamos falar sobre o que é o Power Bi.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Power Bi é uma ferramenta que surgiu da junção de 3 suplementos que originalmente nasceram no Excel chamados: Power Query, Power Pivot e Power View. Cada um deles tem uma funcionalidade muito específica. A Microsoft viu que se juntasse esses três suplmentos Power, teriamos uma ferramenta incrível de BI.Vamos entender um pouco sobre cada um:

  • Power Query: Ele tem a funcionalidade de conectar em outras fontes de dados e tratar os dados, ou seja, através dele, você consegue conectar em planilhas, arquivos de texto, bancos de dados, páginas na internet e muito mais.
  • Power Pivot: É uma ferramenta de modelagem de dados, onde você pode relacionar tabelas e criar cálculos, que chamamos de “Medidas”. Essas medidas utilizam fórmulas chamadas DAX (Data Analysis Expressions).
  • Power View: É um suplemento para uma nova experiência de criação de gráficos, relacionamentos entre os elementos e muito mais. Esse suplemento foi descontinuado no Excel.

Exceto o Power View, os outros suplementos ainda existem no Excel e você pode utilizá-los para potencializar melhor a experiência e produtividade. Pretendo falar especificamente sobre eles com mais detalhes em um outro artigo.

Vamos falar sobre o Processo de funcionamento dele:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Veja detalhes de cada etapa do processo:

  1.  Preparação da Base e levantamento de Requisitos: Independente de qual for a sua fonte de dados, aqui inicia-se o planejamento e levantamento de todos os requisitos. Você pode ter planilhas de Excel, arquivos de Texto, arquivos em PDF, dados em XML, informações em bancos de dados e precisa juntar tudo isso em um único painel. O Power Bi te proporciona isso!
  2. Tratamentos de Dados: Aqui é feito todo o tratamento de dados do projeto, no qual é a etapa mais importante e é o que define o sucesso do projeto.
  3.  Cálculos e Métricas: Nesta etapa são definidas e criadas as métricas, no qual chamamos no Power Bi de medidas. Esses cálculos servirão de base para a criação do painel de indicadores.
  4. Criação do Painel de Indicadores: Somente após todas as etapas anteriores que podemos iniciar o desenvolvimento do painel de indicadores. Aqui técnicas de Storytelling e DataViz são importantíssimos para demonstrar os dados da maneira correta.
  5. Publicação Online: O Power Bi oferece uma possibilidade de publicar este painel Online, onde neste momento o painel e o relatório são publicados na Nuvem.
  6. Conjunto de Dados: Quando os dados são publicados na nuvem, os dados são armazenados com segurança e pode-se programar atualizações diárias, em horários programados ou até em tempo real.
  7. Compartilhamento: Nesta etapa é definida quais são os painéis que serão compartilhados o existem diversas maneiras de compartilhamento, que vão desde publicações gratuitas até publicações mais específicas de acordo com o tipo de licenciamento.

O Power Bi serve pra minha área?

Ouço essa pergunta com frequência e posso te adiantar que o Power Bi pode ajudar em TODAS AS ÁREAS, ou seja, se você utiliza algum sistema, ou registra suas informações em planilhas, o Power Bi pode te ajudar no processo decisório.

Tem vagas de emprego pra quem fica bom em Power Bi?

O legal de ser ninja no Power BI é que ele pode ajudar no seu trabalho do dia a dia, aplicando nas suas planilhas e muito mais, ou também você pode ser especialista nessa ferramenta oferecendo soluções como consultor freelance ou então pode trabalhar como Analista de BI e somente desenvolver soluções internamente para empresas.

Veja abaixo quanto algumas vagas de analista de BI e quando em média ganham:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aproveite que você está aqui no Linkedin e pesquise vagas que exigem Power Bi e se surpreenda com a quantidade e com as faixas salariais.

Tudo isso!! Parece bem complexo!

Relaxa! Pode parecer que o fluxo é muito grande e complexo, mas não é. Apenas é um processo conforme vimos e temos que seguir as etapas. Mas o Power Bi foi feito para facilitar o seu dia a dia e não complicar.

Você pode automatizar e criar painéis incríveis com ele, como este do link abaixo:https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8093632938777026727

Sei que você deve estar se perguntando: Como faço pra aprende-lo?

Agora que você já sabe um pouco na teoria sobre o Power Bi, você pode aprende-lo na prática comigo.

Participe da maior comunidade de Power Bi do Brasil!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Veja todos os detalhes na página abaixo:

http://www.maisqueplanilhas.com.br/comunidade/

Não perca esta oportunidade! Qualquer dúvida, me chame inbox!

Comente ai o que achou do artigo e se você quer ver mais artigos assim.

Que a força esteja com vocês!

Luís Gustavo Nascimento Serra

CEO Excelência Soluções | Microsoft MVP Data Plataform| MCT | MTAC | PUG Brasil Leader | Power Bi Expert | Writer | Speaker | BI Specialist

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Publicado por

Status: on-lineLuís Gustavo SerraCEO Excelência Soluções | Microsoft MVP | MCT | MTAC | PUG Brasil Leader | Power Bi Expert | Writer | Speaker | BI SpecialistPublicado • 8 m46 artigosPessoal, criei um artigo sobre o Power Bi. Muita gente me pergunta o que é ele, pra que que serve, porque tenho falado muito dele ultimamente, ouço também muita gente me perguntando se ele serve para determinada área. Por isso, resolvi criar este artigo para ajudar você a entender um pouco mais sobre ele. Marque ai seu amigo que precisa conhece-lo e comente aqui o que achou do artigo. Abraços e que a força esteja com vocês! hashtag#powerbiaovivohashtag#microsofthashtag#powerbiparaomundohashtag#mvpbrhashtag#mvpbuzzhashtag#microsoftpowerbihashtag#powerbibrasilhashtag#powerbihashtag#powerbicomluisgustavoserrahashtag#powerbiemlivrohashtag#ofuturocomeçaagorahashtag#confienoprocessohashtag#euconfionoprocesso