Como ser mais produtivo no tratamento de dados!

Como ser mais produtivo no tratamento de dados!

08/02/2021 0 Por luisgustavons

O slide da foto abaixo é de uma apresentação minha no Excel Weekend 4 de 2018, onde meu objetivo era demonstra que devemos sempre que nos atualizar sobre novas tecnologias, principalmente se ela pode nos tornar mais produtivos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sou um apaixonado pelo Excel e VBA, muitos sabem que tenho tatuado o Excel em minha pele e jamais renegarei seu potencial! Utilizo o VBA profissionalmente a mais de 18 anos, sendo que 11 deles como consultor. Para muitas funcionalidades ele ainda reina e continuará, porém para o quesito de tratamentos de dados (ETL) o Power Query é infinitamente melhor, onde posso elencar 5 pontos abaixo:

1 – Curva de Aprendizado: Aprender o Power Query hoje em dia é muito simples e você pode se tornar um ninja em pouco tempo. Ele grava as suas ações, similar ao que o VBA faz com o gravador de Macros.

2 – Modo de processamento: O Power Query trabalha com o processamento em lote da tabela toda. Isso não pode ser comparado com o que pode ser feito no VBA que mesmo que você processe uma coluna toda, o mesmo irá (internamente) executar esta ação linha a linha.

3 – Poder de Processamento: Não é atoa que o Power Query começa com a palavra POWER! Ele realmente é incrível e com uma capacidade de grande poder de processamento. O modo de processamento interno dele, permite que você faça trabalhos complexos com pouco poder computacional.

4 – Limitação de linhas: Com o Power Query, você não tem mais esta limitação de linhas. Isso mesmo! Você pode processar 10, 20, 50 ou 500 milhões de linhas, o que determina isso é o poder computacional do seu computador.

5 – Uso em parceria com o VBA: O VBA ainda pode ser um forte aliado para você no segmento de ETL, pois você pode fazer atualizações das suas consultas do Power Query via VBA, programando o agendamento, exportando o ETL feito, persistindo em banco de dados e muito mais.

E ai, o que acha destes pontos acima? Deixe a sua opinião.

O VBA ainda tem vida longa! Minha intenção não é polemizar aqui, mas mostrar que temos outras possibilidades melhores para Tratamentos de Dados.

Abraços, boa semana e Que a Força esteja com vocês!

Luís Gustavo Nascimento Serra

MVP Data Plataform | Excelência Soluções Empresariais

#powerbi #powerbiparaomundo #powerqueryévida #powerquery #mvp #mvpbuzz #excelencia10anos